Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.

2 Crônicas 20:12

A CONDUTA DE JEOSAFÁ

Jeosafá é um dos reis de Judá. O relato bíblico acerca dele é especialmente detalhista. Quando ele se tornou rei, a nação estava em paz, mas isso não o fez ficar de braços cruzados. Jeosafá tomou providências para reforçar as defesas do país, construindo cidades fortificadas e fortalezas. Além dos “soldados profissionais”, tinha à sua disposição um enorme “exército da reserva” (cp. 17:1-4,12-19).

E então os inimigos invadiram o país. Naquele momento ainda estavam em En-Gedi, junto ao mar Morto, mas estavam prestes a avançar pelas montanhas de Judá e chegar até Jerusalém. Quando Jeosafá comparou suas próprias forças com as dos inimigos, a situação pareceu-lhe perdida, a despeito das boas defesas que tinha providenciado. A situação é sempre essa enquanto não fixarmos o olhar em Deus e em Seu poder. Sem Ele, não somos capazes de fazer nada. Jeosafá faz a coisa certa: convoca a nação inteira para jejuar e ora a Deus na presença do povo. Nesta oração, ele: reconhece a grandeza e o supremo poder do Deus eterno (v. 6); lembra Deus de Sua ação poderosa e misericordiosa no passado e de Suas promessas (vv. 7-9); apresenta a dificuldade ao Senhor (vv. 10-11); reconhece sua própria impotência e pede a ajuda de Deus (v. 12).

Deus informa o rei de que Ele mesmo, o Senhor, conduziria a batalha (vv. 15-17). Então Jeosafá e o povo adoram a Deus de coração agradecido e tomam posse da vitória que Deus lhes conquistou (vv. 18-22). Para nós também é uma grande fonte de encorajamento quando levamos todos os nossos problemas a Deus!