Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida.
Filipenses 2:15-16
CRISTÃOS GENUÍNOS
Desde que os controles de fronteira entre os países da União Europeia foram dispensados em 1995, há equipes alfandegárias móveis supervisionando o trânsito de motoristas e veículos dos diversos países. Nos controles por amostragem realizados nas autoestradas, o que eles mais encontram é contrabando de cigarros, bebidas alcoólicas e imitações de grifes famosas.
Um micro-ônibus da Romênia com nove rapazes foi parado em um posto junto à rodovia. Acontece muitas vezes que, em grupos assim, que não têm aparência de turistas, os agentes alfandegários acabam encontrando contrabando. Por isso, a inspeção é rigorosa. Por fim, o agente supervisor começa a rir e suspende as buscas. “Todos são cristãos genuínos!”, diz ele. Além de camisas cuidadosamente dobradas e uma panela com costela de porco, apenas um detalhe tinha chamado sua atenção: em cada mala havia uma Bíblia. Assim, aqueles nove rapazes puderam dar um belo testemunho de seu Senhor. Aparentemente, os oficiais já tinham tido boas experiências com outros leitores fiéis da Bíblia.
Certa vez, quando eu viajava de trem pela Suíça, um agente alfandegário passou pelos vagões. Quando ele me perguntou se eu tinha alguma mercadoria a declarar, respondi: “Não” e lhe entreguei um folheto cristão. “Ah sim, o senhor é cristão, nem pode contrabandear!”. E simplesmente continuou seu trabalho. Para ele, o caso estava encerrado. O mundo espera que os cristãos genuínos, por temor a Deus, obedeçam às leis de seus países.