Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios.
1 Pedro 1:13
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 25:16-28)
Mel é bom, mas, se for nosso único alimento, logo estaremos enjoados dele. Acontece a mesma coisa com as afeições naturais: amizades, relacionamentos familiares… tudo isso é bom e agradável, mas não deve ser o centro de nossa vida, pois nos tornaremos bastante egoístas e logo ficaremos saturados (vv. 16, 27).
O Evangelho é a boa nova por excelência, água viva para as almas sedentas (v. 25). Cada redimido é como um canal pelo qual a água fresca da graça pode fluir abundantemente para suprimento de outros (João 7:38). Mas cuidado! Um pouco de lama em uma fonte é suficiente para tornar a água imprópria ao consumo. A falta de firmeza diante do ímpio, um momento de distração, e a fonte é corrompida e se torna turva, como quando alguém mexe na água com um pedaço de pau (v. 26).
Não controlar o próprio espírito é se render a todo ataque do inimigo sem nenhuma resistência, como uma cidade sem muros (v. 28). Impaciência, ressentimento, inveja, orgulho, dúvida, maus desejos… uma multidão de maus pensamentos logo vem para invadir nosso ser. 1 Pedro 1:13 nos estimula a protegermos nosso entendimento com o cinturão da verdade de Deus (Efésios 6:14) e a sermos sóbrios, mantendo nossa imaginação e nossos pensamentos sob controle.