África do Sul
Queridos leitores,
estamos nos encaminhando para o décimo mês do ano. Quantas coisas temos deixado para trás, e quantas coisas o Senhor tem feito, dia a dia renovando nossas forças e nos sustentando. Quão bom é chegar até aqui, e melhor ainda, não chegamos até aqui sozinhos, chegamos juntos com vocês, nossos leitores, e por isso somos extremamente gratos. E imagino que vocês já o sabem, um novo mês é acompanhado de uma nova agenda de oração. E para outubro, estaremos orando pela…
…África do Sul
A África do Sul, como o nome já indica, é um país localizado na parte sul do continente africano. A famosa história da África do Sul (que muitos devem ter estudado) é marcada pelo regime de segregação racial chamado apartheid, e este separava a sociedade sul-africana em brancos, negros, e pessoas de cor como indianos e outros. O regime de separação foi superado, na década de 1990, com a eleição de Nelson Mandela — primeiro presidente negro eleito pela população local.
O país tem 58 milhões de habitantes, que possuem uma cultura rica em razão da diversidade de práticas culturais existentes na região. A base econômica da África do Sul é o setor primário, com destaque para a exploração de ouro e diamante. A cultura da África do Sul é muito diversificada e marcada pelos diferentes povos que formaram o país. O território nacional possui 11 línguas oficiais e diversas práticas religiosas.
Os próximos parágrafos foram retirados e adaptados a partir da revista Christian Service Bulletin, versão publicada em setembro de 2022. O texto original foi escrito por Hilvert Wijnholds, da Holanda.
O Senhor abriu as portas para que o irmão Hilvert fizesse uma viagem missionária de um mês a esta região. Inclusive, o irmão Ismael, de Moçambique (e que já visitou o Brasil), esteve presente junto com o irmão Tony Egglestone, um irmão nativo da África do Sul, bem como outros irmãos sul-africanos. Durante esse tempo, eles puderam participar de estudos bíblicos que buscavam extrair ensino das duas cartas aos Tessalonicenses. O Senhor conduziu os estudos para que se discutisse sobre:
- a mudança na vida dos irmãos e irmãs que de repente se tornaram parte da “assembleia de Tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo”, e
- o testemunho que saiu deles para lugares distantes e mostrou como eles “dos ídolos se converteram a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus o seu Filho” (1 Ts 1:9-10).
Em nossa sociedade hoje também é muito importante obter um entendimento correto de Deus através das Escrituras, e conhecer a origem de Satanás e dos demônios e ver como e com que propósito Deus criou o homem (homens e mulheres) e instituiu o casamento. Essa percepção é ainda mais importante em uma cultura, onde o nome de Deus em línguas tribais geralmente se refere a um Ser Supremo invisível considerado como um criador, mas com quem o homem não tem relacionamento direto.
Além disso, especialmente nos países africanos, há uma confusão de ideias bíblicas com visões tradicionais sobre adoração ancestral, vida e morte, e outras coisas. Essa mistura existe há séculos, mas nas últimas décadas as instituições teológicas estão adotando esses ensinos, especialmente na África do Sul.
Mais de 80% da população daquele país visita um curandeiro, chamado sangoma, mais de três vezes por ano, especialmente nas áreas rurais. Muitas vezes, são mulheres que contatam ancestrais em transe para curar seus descendentes. Esses sangomas têm uma grande influência espiritual através de seus rituais e cultos ancestrais. Existem pelo menos 200.000 deles no país e seu status é oficialmente reconhecido. Em tal ambiente, os irmãos e irmãs locais precisam de nossas orações para poderem dar um testemunho claro, assim como os tessalonicenses o fizeram. Por isso, acreditamos ser este um tópico essencial pelo qual devemos estar orando durante este mês. O sincretismo religioso só cresce, e vem ofuscando ou tentando abalar os fundamentos cristãos. Que os irmãos possam estar convictos, e dizer:
“Porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso…”
2 Tm 1:12
Sua equipe DLC desja um mês abençoado.