Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome?... E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Mateus 7:21-23

RELACIONAMENTO VERDADEIRO

Ficamos felizes quando alguém reconhece abertamente que anda com o Senhor Jesus; também ficamos contentes quando Ele é chamado de “Senhor”. Então talvez fiquemos espantados com o que o Senhor Jesus diz aqui. Muitos daqueles que de alguma forma O confessam e chamam de “Senhor” Ele nem conhece! Isto é, essas pessoas não têm um relacionamento íntimo com Ele! Portanto, dizer “Senhor, Senhor” não é suficiente. Ninguém é salvo apenas por uma confissão verbal, nem mesmo quando essa confissão é confirmada pelo batismo. Apenas confessar com os lábios — sem verdadeira fé no coração, sem ter nascido de novo e sem termos uma relação viva com Cristo — de nada serve. Quando houver verdadeira vida proveniente de Deus, isso também ficará visível. Houve mudança de vida, uma mudança de rumo para servir ao Deus vivo e verdadeiro — ou para fazer a vontade do Pai, como o Senhor Jesus diz aqui. É isso que comprova a veracidade da nossa confissão. Alguns pensam que as pessoas de quem o Senhor Jesus fala aqui tinham anteriormente fé e vida de verdade. Mas não é este o caso. O Senhor Jesus é muito claro: “Nunca vos conheci”. Nunca tiveram fé verdadeira; nunca tiveram vida em Deus; nunca Lhe pertenceram. O novo nascimento é um nascimento de Deus; e a salvação da graça por meio da fé é um dom de Deus, é obra dEle (João 1:12-13; Efésios 2:8-10). Ambos são atos salvadores irrevogáveis de Deus no ser humano. Saber disso dá suporte e firmeza de fé a todo aquele que realmente pertence ao Senhor Jesus.