Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas.

Lucas 1:78 (ARA)

SOL NASCENTE DAS ALTURAS

Em seu cântico de louvor, Zacarias enaltece as bênçãos do Reino Milenar, que Cristo um dia instituirá na terra. Guiado pelo Espírito Santo, ele se torna o portador da extraordinária profecia que lemos nos versículos 68 a 79 de Lucas 1.

Zacarias começa com as seguintes palavras: “Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo”. Para ele, está claro que somente Deus, a quem ele chama de “nosso Deus”, pode trazer a verdadeira salvação ao Seu povo, ou seja, pelo “sol nascente das alturas” que nos “visitou”, “para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz” (v. 79). O “sol nascente das alturas” é o Messias, que do alto, do céu, vem até Seu povo, Israel. Sua luz divina brilha das alturas, da Sua glória. “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo” (João 1:9).

A expressão “sol nascente das alturas” também nos remete ao clarear do dia (Isaías 9:2). Em Malaquias 4:2, o Senhor Jesus é chamado de “sol da justiça”. NEle se cumpre o propósito de Deus, a saber, com base na “entranhável misericórdia de nosso Deus”. Em outras palavras: Deus terá misericórdia daqueles que estiverem perdidos e totalmente indefesos.

A graça de Deus se manifesta e, em Sua misericórdia, envia Seu único Filho ao mundo. O Filho de Deus se torna homem para morrer — e por meio de Sua morte, redimir os homens e levá-los a um relacionamento completamente novo consigo.