João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos, a dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?

Mateus 11:2-3

OUÇAM E VEJAM

João, o batista, pregava: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Então encontrou Jesus pessoalmente e testemunhou que “este é o Filho de Deus”. Pouco depois, Herodes mandou prendê-lo. Lá estava ele agora — e o Senhor não estava edificando o Reino e aparentemente também não se preocupava com ele. Por isso, João lhe faz a pergunta acima (Mateus 3:2; João 1:34). É interessante a resposta que o Senhor lhe envia: não diz sim nem não, nem talvez nem espere para ver. Em vez disso, aponta um princípio — uma forma pela qual o próprio João pode encontrar a resposta desejada: “Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes”. Afinal, João conhece a Lei e os Profetas. Agora, deve comparar as palavras e as ações do Senhor com passagens, como Isaías 35:5-6: “Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará”. João deve analisar a vida do Senhor à luz das profecias do Antigo Testamento, para então chegar à conclusão correta. Quando se trata da compreensão certa da Bíblia ou de uma orientação clara sobre a nossa caminhada de fé, nós também queremos ouvir sim ou não. Mas muitas vezes nosso Senhor também responde a nós: “Ouçam e vejam”! Ele nos incentiva a estudar nós mesmos as Escrituras, assim como faziam os moradores de Bereia, para ver “se estas coisas eram assim” (Atos 17:11). Anime-se a descobrir as respostas na Palavra de Deus: na construção das frases, nos contextos e também nos princípios! Dessa forma, nossas decisões ficarão mais firmes, nosso caminho mais claro e nossas convicções mais saudáveis.