Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.

Provérbios 16:17

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 16:16-33)

Cidades inteiras foram construídas em poucas semanas nos locais que se descobriu um veio de ouro. Todos querem uma maneira fácil de ganhar dinheiro. Por outro lado, não há competição alguma na busca da sabedoria (v. 16). As únicas pessoas que conhecem sua preciosidade são os discípulos do Senhor Jesus que guardam Sua Palavra (v. 20; Salmo 119:127). Os espólios compartilhados com os orgulhosos não chamam a atenção deles, pois os discípulos são mais felizes com os humildes e mansos (v. 19).

É o coração do sábio que torna sábios seus lábios (v. 23). O amor coloca palavras agradáveis e suaves em sua boca, que serão como bálsamo para as almas feridas.

Em contraste com o “justo” (v. 17) e o “sábio de coração” (v. 21), os versículos 27 a 30 apresentam a figura do “homem depravado”, “perverso” e “violento”. Ele “cava o mal” e se vangloria do que descobriu; ele “espalha contendas”, dividindo e levando outros para o mau caminho. Temos de evitar essa perigosa companhia e seguir o caminho dos justos. Isso significa que precisamos nos esforçar e tomar muito cuidado para evitar o mal (v. 17; 2 Timóteo 2:22). Por fim, vamos considerar o versículo 32. A maior vitória que alguém pode alcançar é ter seu próprio espírito sob controle (em contraste com cp. 25:28).