Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.

Salmo 84:5

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 16:1-15)

Devemos lembrar que a maior parte dos pensamentos e máximas contidos no livro de Provérbios têm palavras relacionadas. É importante observá-las aqui.

Os propósitos do coração são “do homem”, declara o versículo 1. “O coração do homem traça o seu caminho”, continua a dizer o versículo 9. Tais propósitos e caminhos podem parecer puros (v. 2) e direitos (v. 25) aos que não conhecem o próprio coração e não julgam suas motivações. Por exemplo, as esmolas, algo bom em si mesmo, podem ser dadas para que outros vejam o ato (Mateus 6:1). Mas Deus, sonda mentes e coração (cp. 21:2) e vê nossas intenções, e os nossos caminhos que podem ser de morte (v. 25; Salmo 139:24). Devemos seguir o conselho do versículo 3 e confiar ao Senhor todas as nossas obras, pequenas e grandes. A dependência permite ao Senhor agir por meio de nós, mapeando nosso caminho e colocando Suas palavras em nossa boca. Essa é uma atitude que agrada ao Senhor e que garante nossa segurança.

Os versículos 10 a 15 nos ensinam o que os reis deveriam fazer. E, em relação a isso, temos de recordar a alta posição para a qual fomos chamados pela graça do Senhor (Apocalipse 5:10). Liderança implica obrigações. Justiça e retidão devem caracterizar os coerdeiros do Reino.