Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.

Filipenses 4:11-12

PROVIDÊNCIA DIVINA

Durante toda a sua vida, meu amigo tinha ajudado outras pessoas. Agora estava velho. Quando quis visitá-lo, disseram-me que estava no hospital. Como todos os quartos estavam lotados, ele passara a noite no chão da enfermaria. Fiquei revoltado: ele sempre tinha ajudado os outros, agora que ele precisava de ajuda, ninguém tinha lugar para ele! No mesmo dia, fui falar com a administração do hospital. Garantiram-me que providenciariam um quarto para ele o mais rápido possível.

Na hora da visita, lá estava eu, ao lado da cama dele no corredor do hospital. Antes que eu conseguisse dizer algo, ele me contou: “Não é fantástico que minha cama esteja aqui no corredor? Já fazia tempo que eu não conseguia falar do Senhor Jesus para outras pessoas. Então fui internado — e me colocaram nesse lugar estratégico! Você nem acredita quantas pessoas já pude abordar. Deus realmente providenciou tudo da melhor forma. Aqui estou eu, deitado na cama, e podendo contar às pessoas que estou a caminho da eternidade. As pessoas vêm até mim para me contar os seus problemas, e eu oro com elas. Que providência maravilhosa do Senhor!”. Fiquei envergonhado com a minha avaliação equivocada! Paulo também estava contente com sua situação. Não porque a prisão fosse um lugar agradável, mas porque ali ele também podia servir a Deus. Desejo isso para mim também: ter olhos abertos para essas oportunidades, humildade para aceitá-las da mão de Deus e coragem de aproveitá-las.