Amai ao Senhor, vós todos que sois seus santos; porque o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba.

Salmo 31:23

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 13:7-25)

“A luz dos justos brilha intensamente” (v. 9; Salmo 97:11). A alegria do Senhor é parte do testemunho de um filho da luz. Um cristão triste tem uma aparência lamentável. A tristeza é como uma tela escura que esconde todo o brilho que um cristão deveria expressar. Por outro lado, “a lâmpada dos perversos se apagará” (v. 9; 24:20). Falta-lhes azeite, assim como às virgens néscias da parábola (Mateus 25:8), pois a vida do Espírito Santo não está neles para manter a luz.

“Da soberba só resulta a contenda” (v. 10). Geralmente, explicamos nossas disputas dando várias justificativas, e somos rápidos em reconhecer o orgulho em nossos oponentes. Esse versículo é esclarecedor! Qualquer disputa expõe nosso próprio orgulho: queremos ter razão sempre. Para acabar de vez com o conflito seria suficiente demonstrarmos o espírito de Cristo e, assim, ganharíamos a vitória real (Mateus 5:39-40; Gênesis 13:8-9).

“O ensino do sábio é fonte de vida” (v. 14). Quem são nossos companheiros? Escute os que reconhecidamente possuem a sabedoria do alto — ou melhor, ande com eles (v. 20).