Jesus... achou Filipe... Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

João 1:43,45

PROCURAR E ACHAR

Só adianta procurar alguém quando sei como tal pessoa é, quando conheço suas características e quando não sou indiferente a ela. Filipe estava em busca do Messias prometido. Ficava procurando esse homem do qual Moisés e os profetas tinham descrito características concretas. Tinham se passado séculos desde a pregação dos últimos profetas do Antigo Testamento. Apenas alguns indivíduos isolados ainda cultivavam o anseio pelo Salvador, Rei e Profeta prometido. Eles O procuravam. Por toda parte. Não desistiam. Não sabiam o que era desesperança e resignação. Podemos aprender com eles.

Do outro lado, está Aquele que também procura — que busca corações que esperam por Ele e O amam. É claro que precisa haver um encontro aqui. Afinal, ambos são impelidos por um anseio inspirado por Deus. E foi exatamente isso que aconteceu. O Senhor Jesus encontrou Filipe. E Filipe encontrou o Senhor. Que alegria! Que dia inesquecível! Será que o Senhor Jesus continua procurando hoje em dia? Com certeza. Ele busca até achar o perdido, até que alguém Lhe abra o coração. Felizmente, isso continua acontecendo até hoje, às vezes de forma silenciosa, em lugares solitários, em momentos inesperados. Todo ser humano anseia por amor e segurança, por libertação da servidão do pecado e da morte. Como é belo quando as duas partes se encontram: aquele que busca ajuda, e aquele que o salva. Depois desse encontro, tudo pode mudar.