Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.

Filipenses 3:1

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 6:20-35)

Desde o começo deste livro, imediatamente após “temer ao Senhor”, o jovem cristão é lembrado de sua segunda tarefa: ouvir seus pais e obedecer-lhes (cp. 1:8-9). Os versículos 20 a 22 retornam a esse importante assunto para dar ao ensino do pai e da mãe o mesmo lugar das palavras do próprio Deus (Deuteronômio 11:18-19; Provérbios 23:22).

Obedecer aos pais é obedecer a Deus. É algo não somente “justo” (Efésios 6:1), mas também “agradável ao Senhor” (Colossenses 3:20). Que essa obediência possa ser vista nos lares cristãos, especialmente neste tempo em que ela está desaparecendo no mundo (2 Timóteo 3:2)! Em direta oposição à influência do altar familiar, mais uma vez temos a mulher estranha que personifica o pecado (cps. 2:16; 5:3,20; 7:5). Não se surpreenda com essas repetidas advertências. Sabemos por experiência que as tentações se apresentam repetidas vezes e se tornam mais sedutoras quando encontram impureza não-julgada em nossos pensamentos e hábitos.

A preguiça também abre grandes oportunidades para os desejos carnais, como vemos na história de Davi e seu terrível pecado com Batseba (2 Samuel 11).