Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
Romanos 14:19
EDIFICAÇÃO MÚTUA
Um cristão morava sozinho em uma região de floresta na ilha de Sumatra. À sua volta havia apenas muçulmanos, que não eram muito amistosos com ele. Como ele ansiava por comunhão cristã e por encorajamento mútuo por meio da Palavra de Deus!
Havia colocado um quadro dentro de casa para os cristãos que o visitavam: “Você, irmão de fé, que se hospeda aqui, deixe-me uma palavra de Deus para fortalecer minha fé”.
Fortalecimento mútuo da fé em um contexto hostil — nós também precisamos muito disso! Nas últimas décadas, a vida moral das pessoas afastou-se de tal forma dos padrões bíblicos que o cristão pode sentir opressão apenas por chamar o mal de mal.
Por outro lado, os ataques do mundo à moral crescem de tal forma em sutileza e variedade, que os filhos de Deus só conseguem escapar deles mediante força espiritual.
Quanto mais necessidade temos então da edificação mútua: não apenas nas reuniões, mas também em encontros pessoais! O versículo de hoje e o exemplo do cristão de Sumatra nos encorajam a imitá-los, para nosso próprio benefício. E também nós devemos estar sempre dispostos a oferecer fortalecimento espiritual aos nossos irmãos: “Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação” (Romanos 15:2). “Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29).