Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu.

2 Coríntios 5:1-2

A CASA TERRESTRE — A HABITAÇÃO DO CÉU

Esta é a experiência de muitos filhos de Deus enquanto ainda estão aqui na terra: muitas vezes, “gemem” em sua “casa terrestre”, nesse “tabernáculo”, como o texto fala do corpo físico de agora. O próprio Paulo podia testemunhar dessa decadência do “homem exterior” (2 Coríntios 4:16). Ele não estava acima desses problemas. Como todos os demais, ele também sofria com as consequências do pecado. Mas como lidava com elas? Gemendo — e olhando para o céu!

Paulo encoraja os crentes ao mostrar-lhes que a situação atual não permanecerá assim. Hoje os filhos de Deus muitas vezes sofrem com doenças e dores, ou passam por aflições emocionais. E como a nossa existência natural às vezes nos oprime! Mas isso logo passará. No céu estaremos totalmente livres de toda fraqueza, desonra e decadência.

Nosso desejo principal não é ser “despidos” — passar pela morte — mas “revestidos” — transformados em vida (2 Coríntios 5:4). Isso acontecerá quando Cristo retornar para nos arrebatar para Si. Então receberemos um novo corpo, que terá uma qualidade totalmente diferente do nosso atual “corpo abatido” (Filipenses 3:21). Esse corpo glorificado não será mais um “tabernáculo”, nem será passageiro. É um “edifício” divino, uma “casa eterna”, não feito por mãos humanas, mas que o próprio Deus prepara para nós. Com este corpo poderemos entrar diretamente no céu. Ele será uma “habitação do céu” e, por isso, apropriado à vida lá.