Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e... se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.

1 Samuel 3:9

SAMUEL, UM SERVO DE DEUS (3)

Uma frase impactante: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”! Quem fala assim tem consciência de estar na presença do grande Deus. Será este o motivo pelo qual Samuel deixa o nome de Deus de fora, ao repetir a frase (v. 10)? Quem fala assim tem consciência de sua própria condição: um servo. A escolha das palavras revela a atitude! Sabe que, como servo, precisa depender e ser obediente. Mas ele também diz “teu servo” — portanto, há um relacionamento pessoal. Não se trata de um servo que se candidata ao serviço, mas de um cujo trabalho já foi aprovado! Samuel evidencia a mesma atitude de sua mãe, que dissera a Deus: “tua serva” (cp. 1:11). Quem fala assim está disposto a ouvir e obedecer. Deus pode falar, pois a pessoa quer prestar atenção — e então agirá e praticará tudo!

“Que diz meu senhor ao seu servo?”, foi a pergunta que Josué faz ao príncipe do exército do Senhor (Josué 5:14).

“Escutarei o que Deus, o Senhor, falar”, declararam os filhos de Coré (Salmo 85:8).

“O Senhor Deus me deu uma língua erudita… Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem”, disse o Servo do Senhor, o próprio Senhor Jesus (Isaías 50:4).

Deus falou com Samuel à noite. Na manhã seguinte “Samuel lhe contou todas aquelas palavras, e nada lhe encobriu” (cp. 3:18). Será que nós estamos prontos a ouvir e falar dessa forma?

(Concluído)