O jovem Samuel servia ao Senhor perante Eli.

1 Samuel 3:1

SAMUEL, UM SERVO DE DEUS (1)

Quando ainda era pequeno, Samuel foi viver com Eli, o sumo sacerdote, na casa do Senhor. Mas que utilidade ele poderia ter ali? Aparentemente muita, pois o texto diz que ele ficou “servindo ao Senhor, perante o sacerdote Eli” (1 Samuel 2:11). Agora, alguns anos mais tarde, Deus usa as mesmas palavras para descrever o serviço de Samuel.

Samuel servia ao Senhor: ele não servia Eli, tampouco trabalhava ali para agradar a seus pais. Seu olhar estava voltado para Deus: é a Ele que o menino queria agradar. Já no início de seu trabalho, a Bíblia diz: “E eles [Ana e Samuel] adoraram ali ao Senhor” (cp. 1:28, ARA). Mesmo sendo pequeno, pela fé, suas mãozinhas faziam o que tinham condições de realizar. E Deus reconhece isso e deixou registrado! Precisamos ter maior consciência de que servimos a Deus em primeiro lugar, e não aos nossos irmãos na fé! Será que então nosso serviço não seria mais focado e responsável, e também mais alegre, descontraído e, às vezes, até mais amoroso?

Samuel servia perante Eli: Samuel não caminha sozinho; Eli é responsável por treiná-lo, observá-lo, corrigi-lo. O nosso serviço também é realizado sob o olhar de irmãos e irmãs! Afinal, somos membros de um só Corpo, que precisam uns dos outros e completam uns aos outros (1 Coríntios 12:12-31). Deus o chamou e “nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra”. Tudo o que Deus diz por intermédio de Samuel se concretiza. Todo o povo de Israel reconhece “que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor” (cp. 3:19-20). Como Deus descreveria o seu e o meu trabalho?

(Continua)