Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

Romanos 8:1,16

O ESPÍRITO CAPACITADOR

O capítulo 8 de Romanos apresenta a posição normal de um cristão de acordo com o pensamento de Deus. O cristão tem reconhecido os seus pecados e crido que eles são perdoados com base no poder expiatório do sangue derramado do nosso Salvador. O cristão também reconheceu a corrupção da carne e creu que Deus julgou a carne sobre a cruz. Quando ele creu, foi selado com o Espírito Santo (cf. Efésios 1:13).

O cristão precisa saber que ele morreu com Cristo e agora está “em Cristo”; portanto, não há nenhuma condenação para ele. O poder do pecado foi quebrado, pois a sua velha natureza foi julgada em Cristo. E o cristão é exortado a andar “em novidade de vida” (Romanos 6:4). Uma Pessoa divina, o Espírito Santo, habita nele e com o Seu poder o capacita para viver adequadamente. Agora o Espírito Santo testifica com o espírito dos cristãos que eles são filhos de Deus. Ele dá expressão aos sentimentos que eles têm como seres humanos no meio de uma criação sob a maldição: “O mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

A Bíblia nos diz que por meio do Espírito Santo os cristãos possuem e gozam da liberdade. Sem Ele nós não teríamos a menor bênção. Ele trabalha no coração do pecador para convertê-lo. Por meio dEle, o Filho de Deus concede vida ao pecador. Ele opera no coração do novo convertido e vive como uma Pessoa nele, ensinando-lhe o valor completo das bênçãos de Deus, e sendo o poder que o capacita a tomar posse e compreender essas coisas.