Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus... Amados, agora somos filhos de Deus. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai... e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

1 João 3:1-2; Mateus 6:6

UMA ORAÇÃO CRISTÃ

Na vida dos devotos de muitas religiões, a oração tem um papel importante. Algumas vezes envolve orações escritas e faladas, de acordo com um ritual preciso. Por meio de tais repetições, essas pessoas esperam obter o favor de um deus que elas temem, ou pelo menos, evitar o seu descontentamento. Esse deus é distante e inflexível. Qualquer resposta dele que afete um indivíduo pessoalmente não é desejada. Como um cristão ora? Como uma criança amada por Deus, que se dirige a Ele como seu Pai; sua oração surge de um relacionamento baseado no amor e na confiança que se originam na reverência de vida para com o Deus santo.

Ele não ora para obter favor de Deus; isto já lhe foi dado (cf. Romanos 5:2). Ele não precisa temer a Sua ira; o Senhor Jesus Cristo suportou-a em seu lugar sobre a cruz. Um cristão pode sempre orar acerca de qualquer assunto e em qualquer circunstância, sem qualquer preparo. Sua oração é pessoal. Ele fala com Deus sobre suas preocupações, suas alegrias, suas dificuldades e seus problemas, e Lhe agradece.

Uma criança tem o direito de falar com o seu pai? Se ela cai e se machuca ou é exposta a um perigo repentino, ela não corre direto para ele sem hesitar? Ela conta a seu pai as necessidades do momento. Um cristão ora ao seu Deus de acordo com o mesmo princípio.