E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

Gênesis 1:2-3

O DEUS CRIADOR

Que momento tremendo deve ter sido quando a terra foi criada pela palavra de Deus! A luz expulsou as trevas. Com isso, começou o processo que, em seis dias, substituiu o que era “sem forma e vazio” por beleza e abundância. Essa obra foi tão perfeita que no sétimo dia Deus descansou e descreveu tudo o que tinha feito como “muito bom”. Mas a primeira obra de criação é superada por outra ainda maior. Essa obra realizou-se na vida “sem forma e vazia” de homens e mulheres, condenados à separação eterna de Deus por causa do pecado. Paulo descreve isso da seguinte forma: “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo” (2 Coríntios 4:6).

Que Deus! Só Deus pode “mover-se sobre a face das águas” dessa forma; só Ele conhece as profundidades da escuridão e do sofrimento, ocultos debaixo da superfície. Só Ele pode lançar luz nessas trevas por meio da Sua Palavra. Pois Seu único Filho suportou as trevas do Gólgota para levar luz às pessoas que estavam em trevas, na região da sombra da morte. Só Deus pode atrair para Si o amor de uma alma nascida de novo, assim como “tirou o mundo das águas”, passando a moldá-la de acordo com Sua boa vontade. Só Ele pode encher essa alma de vida, beleza e produtividade, assim como encheu a terra de grama, sementes e árvores frutíferas. Só Ele dá aos filhos uma luz que pode guiá-los de dia e de noite, assim como criou o sol para iluminar o dia e a lua e as estrelas para a noite.

Que Deus! Ele é digno de receber toda glória, honra e poder!