A palavra de Cristo habite em vós abundantemente.

Colossenses 3:16

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE SALMOS (Leia Salmo 119:1-16)

“Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!”, disse o Senhor Jesus às multidões (Lucas 11:28). Este magnífico salmo nos fala sobre o caminho para essa bem-aventurança. “Bem-aventurados os limpos de coração”, que têm prazer nos decretos de Deus e se deleitam em Seus estatutos (Mateus 5:8; v. 16). Mas os que guardam Seus mandamentos (vv. 2, 4, 5, 8) e neles andam (v. 1) são duplamente abençoados.

Uma questão séria é levantada no versículo 9: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?”. A resposta é imediata: “Observando-o segundo a tua palavra”. Este conselho não se aplica somente aos que são jovens fisicamente, mas aos jovens na fé. Se eles não aprenderem a guardar puro o caminho, observando e obedecendo à Palavra de Deus, jamais crescerão na fé e se tornarão maduros espiritualmente.

Conhecer os caminhos de Deus é uma decisão pessoal. Você não depende de ninguém, exceto do próprio Deus (v. 12) para isso. E conhecê-los não é apenas frequentar reuniões cristãs, participar de estudos bíblicos, ou coisa do gênero. É buscar o Senhor de todo coração (v. 10) e ter mais prazer nEle do que nas coisas deste mundo (v. 14). Que Sua palavra habite abundantemente em nós (Colossenses 3:16).