Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

Marcos 7:21-23

FONTE DE TODOS OS MALES: O CORAÇÃO HUMANO

Tenho em minhas mãos um jornal que traz reportagens de todo o mundo. Há relatos de um caso de sequestro, dois assassinatos, delitos de uma gangue de ladrões e o ataque de uma seita religiosa sinistra. Nada além de notícias negativas! Desapontado, eu coloco o jornal de lado.

De fato, esse tipo de notícia vende bem. Mas de onde vem toda a perversidade? Será que é uma educação deficiente em casa, uma atitude negativa de vida ou exemplos ruins?

Tudo isso pode influenciar, mas a Bíblia nos dá a verdadeira razão: é o coração mau do homem, o pecado que habita dentro de nós que é responsável por todas essas coisas horríveis. É por isso que a Palavra de Deus menciona com tanta frequência o nosso coração, isto é, a nossa motivação. O rei Salomão nos deu esse conselho: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23). O rei Davi certa vez orou: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” (Salmo 51:10).

Como essa renovação pode ocorrer? Por meio de exercícios religiosos ou outros recursos humanos? Não! Somente por meio da conversão e do arrependimento para com Deus e fé no Senhor Jesus Cristo!