Está aqui quem é maior do que o templo... quem é maior do que Jonas... e eis que está aqui quem é maior do que Salomão.

Mateus 12:6,41-42

O MAIOR DE TODOS

O Senhor Jesus foi rejeitado pelos líderes judeus; porém, Ele mostra que é:

“Maior do que o templo”. Herodes tinha construído um templo gigante e suntuoso; mas o templo e o serviço ali eram apenas “sombras” do futuro maravilhoso que um dia Cristo preencherá completamente. O sacerdócio daquela época daria lugar a um sacerdócio maior, mais completo e mais esplendoroso (Marcos 13:1; Hebreus 10:1; 9:11).

“Maior do que Jonas”. Jonas foi um profeta rebelde, desobediente. Mesmo assim, recebeu a incumbência de anunciar o juízo a Nínive. E o que aconteceu? Os moradores de Nínive ouviram a pregação de Jonas e se arrependeram. Já o Senhor era “o profeta” que Deus queria suscitar “do meio dos seus irmãos”. Ele não veio “para julgar o mundo, mas para salvar o mundo”. De sua boca saíam “palavras de graça”. Os líderes do povo tinham muitos motivos fortes para dar ainda mais atenção ao Filho de Deus! (Jonas 3:2-10; Deuteronômio 18:15,18; João 12:47; Lucas 4:22).

“Maior do que Salomão”. Salomão era famoso por sua sabedoria e glória — mas Cristo é “poder de Deus, e sabedoria de Deus” e “Senhor da glória”. O reino de Salomão desmoronou e terminou dividido — mas o reino do Senhor Jesus é um “reino eterno” e universal, pois “o Senhor será rei sobre toda a terra” (1 Coríntios 1:24; 2:8; 2 Pedro 1:11; Zacarias 14:9). Em breve ficará claro: Jesus Cristo é maior que tudo. Mas desde já podemos adorá-Lo como nosso Salvador e Senhor.