O publicano... batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!... este desceu justificado para sua casa... porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado.

Lucas 18:13-14

O SUCESSO NÃO SALVA

Certa vez, um homem bem-sucedido do ramo industrial escreveu: “Para todas as coisas que nós ganhamos na atividade industrial, nós perdemos outra coisa. De uma forma ou de outra, nós temos que pagar por todas as coisas na vida. Um paga pelo seu sucesso com aquelas notórias úlceras estomacais, outro perde a sua moral e um terceiro sacrifica o amor e a confiança dos seus filhos para alcançar o sucesso. No meu caso, a minha perda foi ainda mais traiçoeira e perigosa, pois eu só percebi quando já tinha se acabado: eu perdi o meu relacionamento com Deus! De fato, eu sempre tive o sentimento de que me encontrava em boa estima com Deus: eu não cometi adultério nem roubei, eu passava tempo com minha esposa, era bom para com os meus vizinhos e doava generosamente para assistências sociais contra a fome. Todavia, eu percebi que as coisas não poderiam continuar dessa forma. A minha autodeterminação e justiça própria eram a pior forma de indiferença a Deus. Eventualmente eu percebi e decidi resolver o problema.”

O homem de negócios descreveu como ele mudou. Ele coletou material referente a Deus e leu livros sobre teologia e filosofia da religião, os quais não lhe ajudaram. Ele se tornou ainda mais confuso, até que um dia esbarrou na solução para os seus problemas, na Bíblia: o Senhor Jesus Cristo desejava ser o seu Redentor. Ele percebeu que Deus não queria as suas conquistas, mas a sua confiança, confiança em Sua graça e em Suas promessas. Depois disso tudo mudou.