Por isso também ao Senhor eu o entreguei.

1 Samuel 1:28

Dar a Deus

Ana tinha pedido um filho ao Senhor, prometendo: “Ao Senhor o darei todos os dias da sua vida”. E quando Deus atendeu à sua oração, depois de desmamar Samuel, ela cumpriu sua promessa. Até ali, ela o educara física e espiritualmente, preparando-o para o serviço no templo, “para que apareça perante o Senhor”. Mais tarde, vemos o jovem Samuel servindo perante o Senhor. Não há dúvida de que as primeiras instruções que ele recebeu para isso vieram de sua mãe (1 Samuel 1:11,22,28; 2:18).

Essa história traz uma lição para nós. Será que nós também podemos dar algum presente a Deus? É claro que sim! Na verdade, Hebreus 13:15 e 16 nos encoraja, de forma bem direta, a oferecer-Lhe sacrifícios de louvor, e até mesmo bens materiais. Isso é muito pertinente, uma vez que todas as bênçãos do presente e do futuro têm sua origem em Deus e em Seu amor eterno.

O incentivo em Romanos 12:1 ainda vai um passo além: não devemos servir a Deus somente com palavras e canções, nem apenas com dinheiro e bens, mas com todo nosso corpo e toda a nossa alma — com nosso tempo, nossas forças, com tudo o que temos à nossa disposição. Será que isso é realidade na nossa vida? Ou será que estamos tão mergulhados em nossa rotina diária que praticamente não sobra tempo para Deus e para o Senhor Jesus?

Ah, Ana, quantas lições preciosas você nos traz! Ela entregou um pedaço da sua vida, extremamente valioso e muito amado. Deus fez com que isso ficasse registrado para que nós possamos ler e imitar essa atitude — para a honra do Senhor e para nossa bênção.