3 João 1-15

Asegunda epístola nos proíbe receber àqueles que não trazem “adoutrina de Cristo”. Já a terceira epístola exorta os crentes areceber e ajudar aqueles que a ensinam (veja João 13:20).Velar pelo bem dos servos do Senhor é um modo de participar da obrado evangelho (v. 8).

Váriaspessoas nos são apresentadas nesta breve carta. Gaio, a quema carta foi endereçada, era um amigo amado, cuja alma prosperava,que andava na verdade, agia fielmente e cujo amor era conhecido detodos. Demétrio, mencionado mais adiante, também tinha umbom testemunho (1 Timóteo 3:7). Por outro lado, na mesma igreja,havia um homem chamado Diótrefes, que gostava de ter aprimazia entre eles (1 Pedro 5:3), proferia palavras maliciosascontra o apóstolo, não recebia os irmãos e expulsava outros daigreja. João também menciona os irmãos evangelizadores que haviamsaído por causa do Nome” (v. 7; Atos 5:41). O Nome que estáacima de todos é o de Jesus: Ele era a mensagem e a garantiada missão deles (Atos 8:35).

“Nãoimites o que é mau, senão o que é bom”, recomenda o apóstolo(v. 11; 1 Tessalonicenses 5:15). Achamos bons e maus exemplos tantonesta epístola quanto à nossa volta. A quem imitaremos? Sigamos,acima de tudo, ao Senhor Jesus; ele foi o único em quem somentese achou o bem (Marcos 7:37).