Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós. Pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.

1 João 3:16; 1 Pedro 2:21

IMITANDO O EXEMPLO

Eu tinha acabado de passar por uma cirurgia. Era noite, e estava bastante quente. Deitado de costas, não podia me mexer, para não arrancar as sondas e sensores ligados ao meu corpo. Se isso acontecesse, um alarme soaria no posto da enfermagem, para que alguém pudesse verificar o que tinha acontecido.

Toda a equipe do hospital era atenciosa e cuidava de mim com carinho. Ao longo da noite, no entanto, aprendi a apreciar de forma especial a paciência e a sensibilidade da enfermeira responsável pelo turno da madrugada. Ela fez tudo o que estava ao seu alcance para trazer alívio aos que tinham sido operados. Eu não tinha condições de dizer a menor palavra de gratidão que fosse, mas tinha total consciência da extraordinária bondade dessa mulher. Pensei: “Ela deve ser cristã” — de tanto que ela se parecia com seu Mestre, o próprio Senhor Jesus, em Sua profunda compaixão por todos os abatidos e oprimidos.

Três noites se passaram. Ao final da terceira, essa enfermeira veio se despedir. Só voltaria uma semana depois. Ela hesitou um momento, e então se aproximou da minha cama, apontou para a Bíblia que estava sobre o criado-mudo e perguntou, em voz baixa: “É este o seu tesouro?”. — “Sim”, respondi. De pronto, ela declarou: “Também é o meu”, e saiu do quarto com um sorriso.

“Ffaçamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (Gálatas 6:10).