Efésios 4:25-32

É verdadeiramente triste o fato de que Deus tenha de fazer, às pessoas que estão assentadas nos lugares celestiais, recomendações como: não mintam… não furtem… não se embriaguem (5:18). Mas Ele sabe do que o nosso pobre coração carnal é capaz, e o diabo, que também sabe, não perderá nenhuma das oportunidades que lhe oferecermos (4:27).

Notemos que cada exortação está acompanhada de um motivo particularmente elevado e comovedor. As três Pessoas divinas estão envolvidas aqui:

(1) O Espírito Santo está em nós; tenhamos cuidado para não O entristecer (v. 30).

(2) Somos os amados filhos de Deus e o nosso Pai deseja ver Sua semelhança em nós (5:1). Lemos no v. 32: “… perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou”. Isto vai mais além da oração ensinada aos discípulos judeus: “Perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve…” (Lucas 11:4).

(3) O próprio Senhor Jesus é o nosso Exemplo (5:2; João 13:14). Ele nos ensinou o que é o verdadeiro amor ao nos amar até a morte (1 João 3:16). Contudo, não esqueçamos jamais que Ele Se ofereceu primeiramente a Deus em perfeito sacrifício, um aroma infinitamente suave.