Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

Efésios 5:14

Despertar

Este versículo é um chamado para acordar todos os verdadeiros cristãos. Afinal, pela fé no Senhor Jesus receberam a vida eterna, e passaram “da morte para a vida” (João 5:24; 6:47). Mas será que todos eles realmente estão bem despertos?

Alguém, dormindo profundamente em meio a um monte de cadáveres, só será detectado como vivo se acordar e se levantar. Se continuar dormindo, ninguém vai imaginar que não esteja morto como os demais. Por isso, uma pergunta a todos nós: os efeitos da vida espiritual que possuímos, são de fato visíveis em nós? Se não, estamos sendo infiéis ao Senhor, pois Ele nos colocou nesse mundo como testemunhas. E nós mesmos estaríamos passando pela vida sem ânimo e sem alegria.

Que oferta oportuna é dada então àquele que desperta: “Cristo te esclarecerá”! Ele não precisa acordar no susto, com uma repreensão, mas o próprio Senhor glorificado ilumina seu caminho. Nesta luz — guiados pela Palavra e pelo Espírito do Senhor — podemos andar, “não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo” (Efésios 5:15-16).

O tempo gasto com sono é tempo perdido. Por isso, queremos voltar nosso olhar firmemente para nosso Senhor, seguindo o Seu exemplo perfeito e a Sua boa Palavra (cf. João 15:9-11).

Então, a alegria que nos preencherá irá nos manter acordados e animados. Nosso coração alegre será como uma carta de recomendação para o Evangelho, e o próprio Senhor, ao voltar, nos encontrará acordados. Que alegria isso será para Ele e para nós!