Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho.

Hebreus 12:5-6

NA ESCOLA DE DEUS

  A qualquer momento podemos ser confrontados com situações difíceis como, por exemplo, o desemprego, a enfermidade, problemas de dinheiro ou a perda de um ente querido. O cristão pode perguntar-se o seguinte sobre as provações que está enfrentando: O que é que meu Pai celestial quer me ensinar nessa ocasião?

  Quem sabe estamos numa situação perigosa e nem sequer nos damos conta e, por isso, é necessário que nosso Pai nos afaste da mesma. Talvez precisamos experimentar a grande eficácia de Sua ajuda nas circunstâncias mais difíceis; podemos, inclusive, estar comprometidos em um caminho equivocado, estando por demais envolvidos nas coisas do mundo. Assim como fazemos com nossos próprios filhos, Deus intervém para nos formar, “para sermos participantes da sua santidade” (Hebreus 12:10). Confessemos nossos erros a Deus e, com Sua ajuda, tratemos de nos corrigir. Não recebamos com indiferença Sua repreensão, nem nos desanimemos no meio da provação, pois Ele afirma que a intenção dEle é “para no fim te fazer bem” (Deuteronômio 8:16).

  Ou então, quem sabe, Ele apenas nos vê muito atarefados e deseja que nos detenhamos e descansemos um pouco.

  Muitas das dificuldades que se nos apresentam não são um castigo de Deus. A disciplina de um pai tem como objetivo formar, ensinar a humildade e conhecer-se a si mesmo. O desejo de Deus é que não confiemos em nós mesmos. Podemos estar seguros de que uma mão amorosa nos conduz, porque Deus nos ama.