Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.

Hebreus 2:17

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DOS SALMOS (Leia Salmo 88)

  Este salmo constitui um dos mais sombrios trechos de toda a Palavra de Deus. Aqui encontramos apenas escuridão e morte. Nenhum raio de luz brilha; a alma em angústia não vê nenhuma perspectiva de libertação. Os filhos de Deus passam por certos momentos na vida em que este salmo é o único que lhes conforta. Há períodos de tamanha aflição que o céu parece fechado. Talvez essa seja a sua situação, querido leitor. Você está esperando que Deus lance luz em sua vida e lhe restaure a alegria e a certeza da salvação. O paradoxo é que sua sede e seus suspiros por Deus são a prova de que a vida divina está em você, pois os incrédulos não anseiam por Ele.

  “Antemanhã já se antecipa diante de ti a minha oração”, diz o salmista (v. 13). Que este também seja nosso hábito e nosso prazer — de falar com nosso Senhor e com o Pai sobre todos os detalhes do dia que está começando.

  Este salmo nos mostra os sentimentos e os pensamentos dAquele que foi mais afligido que todos. Revela-nos a humanidade do Filho de Deus. Hebreus 4:15 declara: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança”. Jesus Cristo experimentou profundas trevas em Sua alma, e Ele Se compadece de nós quando estamos em trevas também.