Atos 27:1-17

Para impedir a propagação do Evangelho, o inimigo incita os homens contra Paulo. Agora são os obstáculos naturais que dificultam seu caminho.

Muitos cristãos se parecem com um barco à vela: seu andar depende do vento que sopra. Se é uma brisa “do sul” que os empurra suavemente, tudo está bem; levantam a âncora com coragem (v. 13). Mas se o vento lhes é contrário, e eles navegam “vagarosamente”, “com dificuldade” (vv. 7-8), não são mais capazes de avançar e recorrem ao socorro humano para suas dificuldades. Por fim, quando sopra o vento tempestuoso de uma grande prova, eles não podem resistir e se “deixam levar” (v. 15). O barco a vapor, ao contrário, mantém sua rota em qualquer tempo. Que possamos sempre avançar assim, movidos por uma firme fé, até que alcancemos a nossa meta, a despeito dos temporais!

Não obstante ter sido gentil com seu prisioneiro, “o centurião dava mais crédito ao piloto e ao mestre do navio do que ao que Paulo dizia” (v. 11). Não temos nós muitas vezes confiado mais nas opiniões e nos conselhos dos homens que na Palavra e na direção do Espírito Santo? E quando isso acontece, é para nosso “dano e muito prejuízo” (v. 10)!