Atos 26:19-32

Chamado para um ministério extraordinário entre os gentios, Paulo não foi desobediente (v. 19). Que nós também sejamos obedientes em tudo o que o Senhor nos enviar a fazer!

Para Festo, um homem sem necessidades espirituais, o que Paulo fala são apenas loucuras (v. 24). “Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura” (1 Coríntios 2:14). Então, o apóstolo se dirige diretamente ao rei Agripa (ver Salmo 119:46), com respeito, mas também com a autoridade que a Palavra divina lhe concede. O rei esconde seu embaraço desviando a pergunta (v. 28). Quase estar convencido; quase se tornar um cristão, significa estar completamente perdido.

Quem estava em posição mais desejável: o rei ou o pobre prisioneiro? Consciente de sua alta posição diante de Deus, Paulo, o prisioneiro de Jesus Cristo, não pensa na coroa do homem que está diante dele, mas em sua alma. Não nos deixemos levar pela aparência dos homens; pensemos em seu destino eterno.

O apóstolo compareceu sucessivamente perante o Sinédrio, perante Félix, Festo e Agripa. Ele ainda teria de comparecer perante César, que, naquele momento, não era outro senão o cruel Nero.