Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas campinas de Jericó... E cessou o maná no dia seguinte, depois que comeram do fruto da terra, e os filhos de Israel não tiveram mais maná; porém, no mesmo ano comeram dos frutos da terra de Canaã.

Josué 5:10,12

ALIMENTANDO-SE DO SENHOR

  Temos que nos alimentar de Cristo.

   1.- Como o Cordeiro Pascal
   2.- Como o Maná
   3.- Como o Fruto da Terra

  O Cordeiro Pascal era uma figura de Cristo (1 Coríntios 5:7). O cordeiro e seu sangue eram um memorial de como a sua morte protegeu o povo de Deus do juízo. Alimentamo-nos de Cristo lembrando dAquele que nos livrou ao levar o juízo, o qual deveria recair sobre nós. Alimentarmo-nos de Cristo implica ter comunhão com Deus na morte de Seu Filho, e produz louvor e adoração — adoração de caráter mais elevado. Devemos sempre manter esta Páscoa em nós.

  O Maná é uma figura de Cristo (João 6:50). Para o crente, o maná é Cristo em Sua encarnação, como o perfeito Homem; Sua graça, compaixão, simpatia, ternura, paciência, tolerância e amor, são uma perfeita revelação do caráter do Pai. Devemos nos alimentar diariamente de Cristo — o maná não podia ser guardado para o outro dia!

  O Fruto da Terra (Josué 5:11) refere-se a Cristo já na glória. Se nos alimentarmos dEle, estando na glória, por conseguinte estaremos buscando  “as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus” (Colossenses 3:1). Fazendo isso, nossas almas se encherão com o desejo profundo por aquele momento quando “seremos semelhantes a ele” (1 João 3:2). Ocupar-se e alimentar-se com Cristo, contemplando-O, nos leva à comunhão com Deus, e este é o recurso para o nosso crescimento, força e bênção.