Fui também preso por Cristo Jesus... Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 3:12-14

A CARREIRA DO CRISTÃO

  Subir ao pódio é o sonho de numerosos atletas. Com o objetivo de alcançar esse nível, os futuros campeões passam por longas horas de treinamento, renunciam a certas atividades de ócio e mantêm uma rigorosa disciplina. Aceitam sacrificarem-se para alcançar a meta que fixaram.

  Foi assim que o apóstolo Paulo se comportou desde o seu encontro com o Senhor Jesus Cristo. Ele se comprometeu com a carreira cristã e, como um autêntico atleta, se esforçava para não olhar para trás e pensava apenas no prêmio final (2 Timóteo 4:7). Da mesma forma, o cristão está convidado para participar de uma “carreira” que implica numa disciplina pessoal. “Correi de tal maneira que o alcanceis”, o prêmio (1 Coríntios 9:24). 

  A vida cristã implica esforços e renúncias em todos os sentidos, motivados pelo amor e o apego a Cristo devido a excelência de Sua Pessoa (Filipenses 3:8). Somos convidados a seguir nosso Salvador mesmo que as circunstâncias da vida sejam difíceis. Para isso, temos recursos inesgotáveis como, por exemplo, a Palavra de Deus e a oração. 

  Prossigamos para a meta esforçando-nos, porque essa carreira não é um passeio, mas algo muito sério; o que está em jogo é de importância capital. Todavia, diferentemente dos atletas que competem uns com os outros, nós, os crentes, somos todos vencedores em Cristo, que nos amou (Romanos 8:37).