Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.

Hebreus 10:12-13

A CRUZ DE JESUS CRISTO (2)

  Ainda que os poderes do mal se uniram contra o Senhor Jesus quando Ele estava na cruz, que perfeição moral brilhou do crucificado! Que misericórdia manifestou para com Seus inimigos, que dignidade diante de suas injúrias e que graça para com o ladrão arrependido! Com que cuidado e solicitude falou pela última vez à Maria, Sua mãe! Que abnegação demonstrou em fazer a vontade de Deus! 

  Deus interveio e as trevas cobriram a terra em pleno meio dia. Ali o Senhor Jesus se tornou o Cordeiro sacrificial, que havia dito: “Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade” (Hebreus 10:9). Deus, que aceitou essa vítima, exerceu juízo sobre ela. Como o Senhor Jesus foi feito pecado a nosso favor, teve que sofrer todo o castigo sem nenhum atenuante. Deus teve que castigar ao nosso Substituto conforme todo o rigor de Sua justiça. Naquelas três horas de trevas Jesus Cristo pagou pelo pecado, expiando o mesmo. 

  Com essas palavras de triunfo: “Está consumado” (João 19:30), o Senhor Jesus entrou na morte para anulá-la, “para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” (Hebreus 2:14). Ele é o Vencedor.

  Quando o Senhor Jesus deu Sua vida, o véu do templo se rasgou de cima até embaixo permitindo o livre acesso ao santuário, à presença de Deus (Hebreus 10:19-20). A partir de então, também é possível o acesso ao Paraíso, onde naquele mesmo dia foi recebido um dos ladrões que estava crucificado ao lado do Senhor Jesus e que tinha se arrependido. Assim, Deus manifestou Sua plena satisfação com a obra que o Senhor Jesus acabara de cumprir, antes mesmo de dar a Sua total aprovação ressuscitando-O dentre os mortos.

Concluído