Não temas, quando alguém se enriquece... Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará.

Salmo 49:16-17

MAZARIN

  A história nos ensina que Mazarin (1602-1661) era avarento e, ao que parece, enriqueceu às custas do Estado. Ele aproveitou os últimos anos de seu serviço para o rei da França para aumentar sua fortuna pessoal. Em seu palácio, organizou festas suntuosas e acumulou as mais belas coleções de arte. Seu secretário narrou um episódio ocorrido em seus últimos dias:

  ‘Eu o ouvi aproximar-se devido ao ruído de suas pantufas. Então me escondi. Enquanto percorria a galeria dos quadros, ele falava sozinho: ‘Terei que deixar tudo isso!’. Parava, olhava para outro objeto e repetia suspirando: ‘Terei que deixar tudo isso! Adeus quadros queridos, aos quais tanto amei. Nunca mais voltarei a vê-los do lugar para onde eu vou’.’

  Sem esperar o último momento de nossa vida, lembremo-nos que as coisas que nos rodeiam e às quais nos apegamos tão facilmente, terão o mesmo destino que os quadros de Mazarin: um dia teremos que deixá-las. Se sua vida foi apenas uma corrida atrás de bens materiais, e mesmo que nesse sentido você tenha sido coroado de êxito, não tememos em dizer que é uma vida perdida. 

  O Senhor Jesus disse: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem… mas ajuntai tesouros no céu… Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (Mateus 6:19-21). O Senhor Jesus está nos céus, e se meu coração se apega a Ele, ao valor do Seu sacrifício por mim pecador, estarei revestido de Suas perfeições e ligado a Ele para sempre. Meu tesouro está ali, seguro no Senhor Jesus.