E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, pequenos e grandes, que estavam diante de Deus.

Apocalipse 20:11-12

O GRANDE TRONO BRANCO (1) (Leia Apocalipse 20:11-15)

  Qual é esse grande trono branco de que nos fala o Apocalipse? É o tribunal de Deus para o juízo final. Ali comparecerão todos os que não aceitaram a graça de Deus. Ninguém estará ausente, seja grande ou pequeno. Os que blasfemaram contra Deus e negaram sua existência estarão sendo acusados ali. Também estarão ali os grandes, essas pessoas que fizeram tremer o mundo e receberam homenagens das multidões, bem como os pequenos — todos os que rejeitaram o evangelho.

  Os grandes são mencionados em primeiro lugar. De modo geral, a justiça humana é indulgente ou impotente contra eles. Todavia, a justiça de Deus julgará a todos os homens sem parcialidade e não aceitará nenhuma desculpa pelo mal cometido. 

  Serão abertos alguns livros, mas não livros humanos, e sim o registro divino inapagável de todos os atos praticados pelos homens. 

  É fácil imaginarmos que nossas faltas desapareceram com o tempo. Não podemos continuar nos enganando porque naquele dia tudo será trazido para a luz. Ninguém poderá protestar pelos atos imputados. Nem será necessário que um fiscal apoie a acusação. O juízo será inapelável. Cada um estará diante da realidade daquilo que fez. Os que recusaram ao Senhor Jesus, o Salvador, se encontrarão diante dEle como Juiz. Agora ainda é tempo de crer e dizer: ‘Senhor Jesus, tal como sou, sem nada em mim, me aproximo de ti’. O Senhor Jesus disse: “Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação” (João 5:24).

Continua