Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

Êxodo 14:15

CAMINHAR PELA FÉ

  O povo de Israel estava se sentindo perdido: atrás deles vinha o rei do Egito, diante deles estava o Mar Vermelho e ao seu redor as montanhas. Moisés apazigua o povo – eles devem ficar calmos e ver como o Senhor os salvará. Em seguida, Moisés, que é o representante do povo, leva o clamor deles diante de Deus, e o SENHOR responde: “Por que clamas a mim?”.

  Isso se aplica tanto para o povo daquele tempo como para nós hoje: orar quando é tempo de agir é errado; agir quando é tempo de orar também é errado. Muitas vezes andamos quando deveríamos ficar parados e ficamos parados quando deveríamos andar!

  Com certeza os israelitas ficaram se perguntando: “Como poderemos ir adiante se o Mar Vermelho nos obstrui o caminho? Como iremos passar por ele?”. Parecia impossível resolver este problema! Mas Deus não dá uma missão sem dar, ao mesmo tempo, a energia e a coragem necessárias para realizá-la. No entanto, pode ser que Ele, pela forma e maneira que age e nos conduz, queira colocar nosso coração à prova. Mas se estamos acostumados a segui-Lo, receberemos força dEle para enfrentar o que parece obviamente impossível.

  Quando damos o primeiro passo de obediência na fé, Deus nos concede luz para darmos o segundo passo. Assim ficamos dependentes dEle, crescemos na fé e recebemos força. Depois que tudo passou, agradecemos e louvamos a Ele por tudo que fez.

  Deus anima o povo a que se levante. E o que eles descobriram quando deram o primeiro passo? Eles experimentaram que todas essas águas diante deles, que se apresentavam tão ameaçadoras e intransponíveis, se tornaram a sua salvação. Eles são salvos do poder de Faraó e seu exército de uma vez e para todo o sempre.