[Jesus disse a Seus discípulos]: Não vos deixarei órfãos... aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

João 14:18,26

O DIA DO PENTECOSTES (Leia Atos capítulos 1 e 2)

  Em Jerusalém, naquele domingo pela manhã, o dia de Pentecostes, 50 dias depois da ressurreição do Senhor Jesus Cristo, muitos judeus piedosos, originários de diferentes nações, se encontravam ali para celebrar esta festa solene (Levítico 23). Os discípulos estavam reunidos numa casa. Desde que o Senhor Jesus tinha subido para o céu, eles estavam cheios de gozo, louvavam e bendiziam a Deus no templo (Lucas 24:53) e perseveravam na oração. Também esperavam o cumprimento da promessa do Senhor Jesus, que lhes enviaria o Espírito Santo (João 16:7). Naquela manhã, a promessa se cumpriu: “E todos foram cheios do Espírito Santo” (Atos 2:4). A Igreja acabava de nascer!

  A primeira manifestação do poder do Espírito Santo permitiu aos discípulos anunciarem as “grandezas de Deus” (Atos 2:11) nos diferentes idiomas das pessoas que estavam ali reunidas (Atos 2:8-11). A audiência estava atônita perguntando o que aquilo significava. Então, o apóstolo Pedro lhes lembrou da crucificação de Cristo, de Sua ressurreição e de Sua ascensão para o céu junto a Deus. Sua mensagem alcançou o coração de muitas pessoas, as quais perguntaram o que deveriam fazer. Pedro lhes disse que tinham que arrepender-se, quer dizer, reconhecer que o Senhor Jesus havia morrido pelos seus pecados, recebê-Lo como Salvador e serem batizadas no nome do Senhor Jesus Cristo. Dessa maneira, receberiam o Espírito Santo.

   Naquele dia, cerca de três mil pessoas receberam a Palavra de Deus e foram batizadas. 

Quer saber mais sobre o Espírito Santo? Quem Ele é, como Ele opera? Então esse livro é feito para você. Clique já aqui e receba em breve.