Lucas 12:49-59

Até o batismo de Sua morte, o Senhor Jesus está angustiado. A cruz é necessária para expressar plenamente Seu amor e para que esse amor possa tocar os corações dos homens.

Sua vinda requer das pessoas uma decisão. No seio das famílias — cujos membros se achavam unidos na impiedade — Ele será recebido por alguns, contudo rejeitado por outros. Quantos lares são semelhantes ao mencionado aqui! (v. 52-53).

Depois, o Senhor se dirige uma vez mais aos judeus “hipócritas”… em verdadeiro amor pelas almas deles (v. 56). Não estranhemos a dureza com que Suas palavras às vezes se revestem. Está em concordância com a própria dureza do coração do homem. É necessário um martelo de ferro para quebrar a pedra (Jeremias 23:29).

Israel havia atraído sobre si a ira de Deus, O qual veio a se tornar seu “adversário” (v. 58). Mas Deus agora estava em Cristo, oferecendo reconciliação a Seu povo; porém este se recusou a aceitá-la e a discernir os sinais anunciadores do juízo (v. 56). Deus ainda hoje oferece a reconciliação a todo homem, antes que chegue o momento em que Ele somente poderá agir como implacável Juiz (2 Coríntios 5:19).

No capítulo 13:1-5, o Senhor Jesus menciona dois recentes e solenes acontecimentos e Se serve deles para exortar os Seus ouvintes ao arrependimento. Que nós também estejamos prontos para aproveitar as oportunidades que se dão para admoestar os que se encontram em nossa volta: “Reconciliai-vos com Deus”! (2 Coríntios 5:20b).