Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

Efésios 2:13

NOSSA POSIÇÃO EM CRISTO

  Uma alma em comunhão com a mente de Deus sempre terá uma profunda apreensão do valor do precioso sangue de Cristo. Embora isso seja sempre verdadeiro, é importante não perder de vista nenhuma parte da verdade de Deus. Com frequencia ouvimos esta expressão: “nós que estávamos longe chegamos perto pelo sangue de Cristo”. Um simples relance no versículo acima mostrará que essa é uma parte da verdade, e que a parte mais importante nesse caso foi omitida. “Mas agora” diz o apóstolo, “em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe…” Ele não se refere somente à eficácia do sangue de Cristo, mas também à posição do cristão diante de Deus: em Cristo Jesus.

  Há duas coisas — nosso estado em Cristo, e o fato de sermos aproximados pelo Seu sangue; “em Cristo” é, o que talvez  podemos denominar, como o principal termo da epístola, assim como é mostrado em Efésios 1:3-4. Disso, aprendemos a necessidade de nos apegar ao estarmos “em Cristo”; pois na verdade não temos outro lugar diante de Deus. Se não “em Cristo”, nossa posição seria “em Adão”, na carne; e nesse sentido Deus não teria nada a nos dizer, exceto em julgamento.

  Na eternidade, portanto, Deus nos escolheu em Cristo, o Homem de Seus conselhos; deste modo propondo para nós um lugar de eterna segurança e de bênção em Sua própria presença. Mas se Ele quer nos trazer diante de Si, em Cristo, é porque quer nos ter em uma posição adequada ali. Que bênção é sabermos que diante de Deus nós sempre fomos vistos em Cristo; embora na história de Seus caminhos uma vez estivemos na carne. Assim, nosso lugar e nossas bênçãos espirituais são agora caracterizados pela posição que Cristo mesmo ocupa como Homem glorificado na presença de Deus.