Dos ídolos vos convertestes... para servir o Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus o seu Filho.

1 Tessalonicenses 1:9-10

CRISTO NOSSA ESPERANÇA

A frase: “Jesus Cristo, esperança nossa” pode ser encontrada somente uma vez no Novo Testamento (1 Timóteo 1:1). O assunto: “Cristo nosso Senhor, que virá novamente”, entretanto, é abordado em diversas passagens. É um dos temas centrais do evangelho.

Os cristãos em Tessalônica se converteram pouco tempo antes de receberem esta Epístola, mas já aguardavam a vinda do Senhor Jesus. Em sua carta, Paulo estabeleceu outros detalhes para eles.

Quando Cristo retornar, Ele virá primeiro para receber todos os que creem verdadeiramente e os levará para a glória. Até mesmo aqueles que morreram não irão perder o acontecimento, pois Cristo irá ressuscitá-los simultaneamente (cp. 4:13-18). Mais tarde, Ele irá Se manifestar aqui na terra para estabelecer o Seu reino de paz. Para os que creem, a esperança da vinda de Cristo está associada com diversos aspectos bem-aventurados:

Nós iremos ver a Cristo e ser semelhantes a Ele: “Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos” (1 João 3:2).

Entraremos no pleno gozo da redenção —receberemos um corpo espiritual (cf. 1 Coríntios 15:44-54).

Reunidos com Cristo, iremos celebrar toda a glória que Deus tem dado a Ele.

Cristo é nossa esperança. Essa esperança não significa nada incerto, mas ao contrário, é um futuro garantido. Nós aguardamos o encontro com Ele em alegre expectativa.