Jesus chorou.
João 11:35
A COMPAIXÃO DO SENHOR JESUS
O Novo Testamento nos relata, em diversas passagens, que o Senhor Jesus chorou. Como verdadeiro homem, Ele tinha plena compaixão pelos Seus, nos seus sofrimentos e aflições – assim como aqui, no túmulo de Lázaro. As doenças e a morte entraram no mundo como consequência do pecado. Os crentes também são afetados por eles. Se você está doente ou perdeu algum dos teus familiares, saiba que o Senhor tem total compaixão de ti. E se você se sente solitário e abandonado, agora o Senhor está no céu como Homem, e quer te dar consolo e forças. Ele gostaria que você olhasse para Ele e que seguisse o teu caminho com coragem, confiando em Seu amor.
O Senhor curou muitos enfermos. Hoje Ele também tem poder para curar toda enfermidade, mas, frequentemente, Ele não o faz, ainda que o peçamos intensivamente. É certo que podemos pedir-Lhe tudo que tenhamos no coração, porém precisamos nos entregar à Sua sábia condução. Ele pode ver o futuro, nós não. Ele sabe qual é o melhor caminho para nós e para nossos familiares, ainda que este, por vezes, pareça ser duro. O Senhor Jesus também não curou Lázaro, embora amasse os três irmãos (v. 5).
Marta e Maria Lhe disseram: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (vv. 21,32). Do mesmo modo, às vezes poderia parecer que o Senhor nos deixou sozinhos, mas não é assim.
Com Lázaro, o Senhor tinha um plano que ia muito além de curá-lo, Ele queria ressuscitá-lo. Essa também é a esperança que temos para nossos amados que dormiram. O Senhor Jesus irá ressuscitar e levar a Si todos os que morreram na fé. Já agora eles estão com Ele, onde é “muito melhor” (Filipenses 1:23). Esta certeza pode nos dar um completo descanso, também no mais profundo sofrimento.