E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Mateus 18:2-3
COMO CRIANÇAS
As crianças eram pouco apreciadas nos dias do Império Romano. De modo contrastante, o Senhor Jesus valorizou as crianças. Ele as colocou como exemplo, tomou-as em Seus braços e as abençoou. Colocou um pequenino no meio de Seus discípulos para lhes ensinar a verdadeira grandeza no reino de Deus. Esse ensinamento do Senhor Jesus acerca das crianças influenciou o comportamento dos países cristianizados.
Por que o Senhor Jesus disse que era necessário tornar-se como uma criança para entrar no reino de Deus? Será que Ele nos pede isso para que façamos sem refletir? De modo algum! As crianças pensam bastante e fazem muitas perguntas. Elas podem desenvolver-se normalmente recebendo as respostas apropriadas para sua idade.
É legítimo fazer-se perguntas no âmbito espiritual, mas devemos aceitar que há certas questões que estão além da nossa capacidade. É necessário renunciar às nossas pretensões e preconceitos para escutar a Palavra de Deus com a simplicidade e a confiança infantil. Não podemos descobrir quem é Deus apenas pela nossa inteligência. Para conhecê-Lo, quer dizer, para manter um relacionamento com Ele é necessário uma atitude de fé, de confiança, como a de uma criança com respeito a seus pais. Então, nossa inteligência, renovada e iluminada pelo Espírito de Deus, descobre na Bíblia as respostas de Deus a todas as nossas perguntas.