De sorte que, exaltado pela destra de Deus... derramou isto que vós agora vedes e ouvis.

Atos 2:33

A EXALTAÇÃO DO SENHOR JESUS

  O pensamento sobre a exaltação e a glorificação do Senhor Jesus alegra e enche nosso coração de felicidade. Ele, que desceu até o mais profundo abismo, é Aquele que foi elevado ao mais alto nível. Deus não O deixou na morte, mas O ressuscitou e glorificou. Agora Ele está assentado como Homem glorificado à direita de Deus.

  Nas cartas do Novo Testamento se fala bastante sobre a exaltação do Senhor. Queremos nos referir a algumas passagens. Na carta aos Filipenses, no capítulo 2, Paulo nos fala sobre a profunda humilhação e a obediência do homem Jesus Cristo. A resposta de Deus a isso foi: “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho” (vv. 9-10).

  Em Hebreus 2, a exaltação do Senhor é apresentada como o resultado do Seu profundo sofrimento. Nunca uma pessoa sofreu como Ele. Eram sofrimentos até a morte. Porém estes sofrimentos tiveram um fim. Nós agora podemos dizer: “Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos” (v. 9).

  Em Efésios 1 também nos é apresentada a exaltação de Cristo. Ali se fala sobre o propósito de Deus de tornar a congregar em Cristo todas as coisas. Esse propósito inclui a exaltação de Cristo: “… pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia” (vv. 20-21).

  “Eis que o meu servo… será exaltado, e elevado, e mui sublime” (Isaías 52:13).