Porque, quão grande é a sua bondade! E quão grande é a sua formosura!
Zacarias 9:17
DEUS É BOM
‘O bom Deus te pagará’, frequentemente me dizia uma vizinha quando eu era pequeno e lhe fazia um favor. Mas quando surgia uma dificuldade, ela dizia: ‘O que eu fiz para o bondoso Deus?’.
É claro que Deus é bom, mas como apreciamos Sua bondade? Podemos falar dEle de modo superficial? Cada um de nós pode descobrir a bondade de Deus na natureza: “A terra está cheia da bondade do SENHOR” (Salmo 33:5). Entretanto, essa bondade brilhou mais ainda quando o homem se afastou de Deus: “Porque também nós éramos… desobedientes, extraviados… vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou” (Tito 3:3-5). Sim, Deus é bom.
Como reagimos à Sua bondade? “Desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência… ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” (Romanos 2:4). Deus não força ninguém, mas em Sua bondade insiste. Sua salvação é para os que reconhecem sua necessidade de serem salvos, se arrependem de suas faltas e se dirigem Àquele que lhes oferece Seu completo perdão. E se não quisermos isso? A Bíblia nos diz: “Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus” (Romanos 11:22).
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:16,36).