Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.

Isaías 57:15

A HUMILDADE DO SENHOR

  Muitas vezes houve conflitos entre os discípulos sobre quem dentre eles seria o maior. O Senhor Jesus corrigiu seus pensamentos dizendo-lhes que os governantes dos gentios pensavam que a grandeza residia no exercício da autoridade ou em seu domínio sobre os outros. Ele lhes disse que a grandeza no Reino de Deus era tomar o lugar mais baixo e ser um servo (Lucas 22:24-27). O Reino de Deus está no pólo oposto ao reino do mundo.

  Quantas vezes somos como aqueles discípulos e quão pouco como Aquele que foi “manso e humilde de coração” (Mateus 11:29)! O Senhor Jesus veio de um “alto e santo lugar”, e tomou “forma de servo” e “humilhou-se a si mesmo” (Filipenses 2:6-8). Nos “dias de sua carne”, Ele foi a manifestação viva de Seu próprio ensinamento. Foi uma grande comoção para os Seus discípulos quando Ele lavou os seus pés como um humilde escravo doméstico (João 13:1-9)! Ele os ensinou que deviam seguir o Seu exemplo, dizendo: “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes” (João 13:17).

  Nunca erraremos em tomar o lugar mais baixo, seja como indivíduos, ou como assembleia reunida; esse é o lugar onde há benção. O Alto e Santo mora com aqueles que são quebrantados e humildes de espírito. Que possamos nos revestir com humildade, “porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (1 Pedro 5:5). Como alguém uma vez escreveu: ‘Contemple o homem mais humilde que jamais se viu; o Senhor Altíssimo foi ainda mais humilde’.