Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

João 8:12

LUZ E TREVAS

  Nas profundezas da selva africana, um missionário e seu assistente visitaram um vilarejo pagão. O local não tinha apenas grande reputação por causa da marcante idolatria, mas também porque ali se encontrava um seminário para feiticeiros, onde aprendizes eram ensinados acerca de práticas ilegais, que eram, sob qualquer perspectiva, perigosas.

  As duas testemunhas do evangelho não foram impedidas por tais coisas. Eles sentiam que tinham a comissão de trazer as boas novas de Jesus Cristo para o chefe da vila. Os africanos ouviram ao missionário, e quando ele terminou sua pregação, o chefe falou:

  “Vocês dizem que estão trazendo a luz porque nós estamos em trevas. A última coisa que nós queremos é luz, pois isso permitiria às pessoas enxergarem o que fazemos. Nós nos sentimos perfeitamente bem nas trevas e nelas queremos permanecer”. Outro membro da tribo declarou: “Eu endosso as palavras do nosso chefe”. Um terceiro acrescentou: “Nós somos muito velhos para mudar nossos caminhos”. E o quarto apresentou a seguinte desculpa: “De qualquer forma, nós somos estúpidos demais”. E um quinto disse: “Vamos aguardar”.

  Então, dois jovens com aproximadamente 15 anos de idade, se levantaram e gritaram: “Nós estamos cheios de trevas. Nós ansiamos por luz e salvação!”.

  “Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz” (Salmo 36:9).

  “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem” (Salmo 43:3).