Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

1 Tessalonicenses 4:13

ÂNCORA DA ALMA

  Em nosso versículo de hoje o apóstolo Paulo se dirige àqueles a quem chama de irmãos. Ele podia designá-los dessa maneira porque tinham se tornado filhos de Deus por meio da fé em Jesus Cristo. Dessa maneira, como Paulo, eles tinham Deus como Pai. Por essa razão, os verdadeiros cristãos de hoje chamam uns aos outros de irmãos e irmãs no Senhor, pois todos pertencem à família de Deus.

  Eles não precisavam se preocupar com seus entes queridos falecidos, sabendo que cada um deles que morria na fé viva no Senhor Jesus Cristo seria reunido junto com eles, outra vez, na “ressurreição da vida” (cf. João 5:28-29), para compartilhar da alegria eterna no céu, a casa do Pai.

  Mas também existem “os demais”. Entre esses encontramos pessoas tanto indiferentes, que não mostram interesse em questões da fé, como os que são oponentes declarados da fé em Cristo. Há também aqueles que são indecisos, os quais não podem tomar uma decisão, e os que estão seguros e convencidos que não precisam da fé.

  Esses “demais” fazem parte de um grupo muito diverso. Mas há algo que todos eles têm em comum: eles não têm esperança. Junto ao túmulo de seus amados eles choram lágrimas de desespero, e apesar de muitos deles manterem que tudo termina com a morte, o medo da eternidade está presente em suas lamentações.

  Todos precisam duma esperança segura que vá além dessa vida, como uma “âncora da alma” (Hebreus 6:19), na qual possam segurar-se firmemente, que é a fé no nosso Senhor Jesus Cristo.